Historial

A WJFD 97.3-FM, foi fundada em 1975 pelo então promotor publico do Condado de Bristol, Massachusetts, Edmund Dinis (1924-2010) nascido nos Açores.

É a única rádio portuguesa com 50.000 watts em FM fora de Portugal e emite em português 24 horas por dia a partir de New Bedford, MA para os estados de: Massachusetts, Rhode Island, New Hampshire, Connecticut, Maine e Long Island (Nova Iorque) nos Estados Unidos da América.

A WJFD 97.3-FM, é também a única rádio de língua portuguesa na plataforma iHeartRadio e está disponível nos dispositivos Amazon ALEXA e Google Home, além das aplicações WJFD para IPhone e Android.

1975

Foi a 23 de junho de 1975, que nasceu a WJFD FM, dando continuidade a uma rádio portuguesa que já existia desde 1950 na frequência 97.3 FM, inicialmente como WBSM-FM (1950-1972) e depois, WGCY-FM (1972-1975).
A WJFD nasceu então com o objetivo de servir melhor as comunidades de língua portuguesa espalhadas pela Nova Inglaterra e de transmitir 24 horas por dia em português.

1982, Nova Torre de 600 Pés (182.8 metros)

Em 1982 o novo proprietário construiu uma torre de 600 pés de altura (182.8 metros) só para que a nova rádio portuguesa aproveitasse muito bem toda a sua capacidade de 50,000 watts de potência. Logo a partir dessa altura, com uma nova torre, com mais potência e também com melhor programação, a nova rádio passou a alcançar mais ouvintes, expandindo assim a sua área de cobertura, e passando a ser a maior rádio portuguesa fora de Portugal.
Nas décadas de 80 e 90, a WJFD transformou-se não só na rádio portuguesa de referência, sendo a ponte de ligação entre os residentes de língua portuguesa na Nova Inglaterra e o seu país de origem, mas também na companhia de milhares de ouvintes que, quer no trabalho, quer em casa ou na estrada, elegeram a WJFD como uma voz presente no seu dia-a-dia.

2001, Protocolo com RTP/RDP/Antena1

Com o novo século, chegaram novos desafios e novos objetivos foram traçados, por forma a acompanhar a evolução e a transformação dos nossos ouvintes.
Forma-se um protocolo com a RDP/Antena1 em 2001, melhorando novamente a nossa programação e formando um elo ainda mais forte com Portugal, com a inclusão de notícias diárias de hora a hora e programas transmitidos diretamente de Portugal, com destaque para os relatos de futebol que transmitimos desde sempre.
Assim, a rádio modernizou-se, expandiu-se pela internet e continuou a apostar numa programação de qualidade e abrangente, conseguindo alcançar com sucesso ouvintes de diversas faixas etárias, não só portugueses e descendentes, mas também americanos e de outras nacionalidades sem ligação a Portugal. Confirma-se assim a aposta na evolução tecnológica recente da WJFD, em que se inclui o lançamento das suas aplicações móveis, a variedade dos estilos musicais e uma programação cada vez mais pensada e diversificada.
A WJFD, dispõe de uma programação com informação e entretenimento, destinada a mais de 400 mil residentes com descendência portuguesa, segundo o Censo de 2006-2010.
Os ouvintes da WJFD emigraram para os Estados Unidos nas décadas de 50, 60 e 70. São descendentes de portugueses que não querem perder a ligação com as suas raízes, e também não portugueses que simplesmente apreciam a variedade de estilos da música portuguesa e world music.

iHeart streaming

Em 2015, logo no início do ano, a WJFD deu outro passo na aproximação a novos públicos. Começou a fazer parte da iHeartRadio, sendo a única rádio de língua portuguesa na plataforma que tem mais de 120 milhões de ouvintes nos Estados Unidos.

(iHeartRadio: Reúne mais de 800 rádios dos Estados Unidos, musica on demand, etc… É disponibilizado em smartphones, tablets, consolas de jogos, smartTvs, Apple CarPlay, Android Auto, Amazon ALEXA, Google Home, e também está incluído nos automóveis vendidos nos Estados Unidos equipados com ligação à internet no sistema de info-entretenimento do Automóvel, tais como: BMW, Chrysler, Ford, Honda, Jaguar, Land Rover, Lexus, Lincoln, Mini, Nissan, Subaru, Toyota, Volvo e outros)